4 ideias para inovar na festa de final de ano da empresa - Joana D'arc

Destaques

19 dezembro 2017

4 ideias para inovar na festa de final de ano da empresa

Confraternizações de final de ano não precisam cair no 'mais do mesmo'; confira opções para promover recepções diferentes para os colaboradores, como palestras motivacionais mescladas com humor ou aulas de atividades físicas ao ar livre.


Dezembro chegou e as confraternizações para encerrar o ano são muito comuns nas empresas de todos os portes. Mas os modelos de eventos tradicionais - como uma festa com música ao vivo, almoço ou happy hour com o típico amigo secreto para promover a interação entre a equipe - são pouco criativos e já não despertam tanto o interesse do time, ou podem até mesmo entediar a equipe, por serem geralmente idênticos todos os finais de ano .
Confraternizações costumam ter impacto positivo sobre o rendimento dos funcionários, pois aproximam os colaboradores de áreas diversas, estimulando a comunicação entre as pessoas. Além disso, promovem a ideia do fechamento de um ciclo e início de outro, reforçando os valores da empresa e sendo o momento ideal para valorizar o trabalho realizado pelos profissionais e os resultados positivos conquistados. Por isso, é importante que, na hora de organizar a famosa 'festa da firma', as empresas fujam um pouco do convencional e usem a criatividade.

Confira ideias para surpreender os colaboradores nesse final de ano:

Atividade física ao ar livre



Muitas empresas buscam incentivar a prática de exercícios físicos para mostrar a importância de se cuidar da saúde e do bem estar. Essa atitude traz diversos benefícios, pois além de melhorar o desempenho e a produtividade da equipe no ambiente de trabalho, também ajuda a desacelerar nesses últimos dias do ano.
Seja em um espaço dentro da empresa, em um parque próximo ou até mesmo durante a confraternização de final de ano, alguns treinos são rápidos e fáceis de serem feitos em grupo. De acordo com Cris Senna, atleta e criadora do Desafio VIP 60 – treinamento físico online focado na queima de gordura corporal -, o hábito de praticar atividades vem com o tempo e não existe época certa para começar, o importante é começar. "Nunca é tarde para dar o primeiro passo, e existem diversos circuitos que são práticos e ideais para fazer com uma turma pequena ou grande, e que são adequados tanto para homens como mulheres, em qualquer nível de condicionamento físico. É o caso dos treinos que misturam o método Hiit com movimentos das artes marciais, pois embora de alta intensidade são de curta duração, com apenas 12 a 20 minutos. Por isso, com certeza todos conseguirão acompanhar e ninguém ficará parado, o que integrará a equipe", sugere a atleta.

Premiação dos melhores do ano



Quem não gosta de reconhecimento pelo bom trabalho executado? É preciso saber reconhecer os profissionais que se destacaram durante o ano, e presenteá-los por isso. Para Alexandre Lacava, especialista em liderança e vendas, esse momento com certeza será lembrado pela equipe, e essa aproximação de todos, juntamente com reconhecimento pelos esforços e conquistas, ajudará a terminar o ano com 'chave de ouro' e começar o próximo trimestre com 'pé direito'.
"Reconhecimento é algo que precisa estar sempre na agenda de todos os gestores da empresa. Aquele funcionário colabora com sua técnica e especialidade está lá para fazer o seu melhor e espera ser reconhecido, porque ele ama aquilo que faz. Essa época do ano é a ideal para criar ações para reconhecê-los, caso queira que eles continuem a dar o melhor de si e se sentir parte da equipe", avalia Lacava.

Palestra 'humortivacional'


Para deixar o evento de final de ano ainda mais animado, que tal apostar em uma palestra humortivacional? É aquela que traz conteúdos motivacionais mesclados ao humor, vem sendo promovida por várias empresas e já está virando tendência. Isso porque esse tipo de palestra aborda temas corporativos, assuntos da atualidade e os mescla com uma boa dose de humor, trazendo leveza e descontração ao evento.
Para Kim Archetti, comediante e palestrante humortivacional, através do humor é possível deixar o dia a dia menos estressante e a vida no trabalho mais gratificante. "O principal objetivo das palestras é levar às pessoas o melhor de cada assunto considerado ruim, além de fazer com que as pessoas assumam 100% da responsabilidade sobre o que acontece na vida delas. A palestra dá mais força à jornada individual de cada um, tornando cada membro da equipe em protagonista de si mesmo, e, por que não, do seu mercado de atuação", ressalta o especialista.

Oportunidade de networking


Sempre se fala o quanto o networking é uma ferramenta poderosa para quem quer abrir oportunidades no mercado de trabalho ou avançar na empresa na qual atua. Por isso, é muito válido a empresa incentivar a sociabilidade com medidas simples e efetivas, e essa época do ano é a mais propícia para engajar e agregar valor aos funcionários nesse sentido.
Segundo Bruna Lofego, especialista em coworking e uma das pioneiras no segmento no Brasil, todas as empresas devem estimular a troca de ideias e de contatos profissionais. "Já foi comprovado que a integração e a comunicação ampliam o conhecimento e trazem benefícios financeiros e profissionais, seja na grande, pequena ou média empresa. Os eventos são importantes para isso, não somente no final de ano, mas com uma periodicidade definida", explica ela.
"Por quê não fugir um pouco do convencional e realizar o evento em um espaço de trabalho compartilhado, dando aos colaboradores a chance de interagirem não apenas com outros integrantes da mesma empresa, como também com profissionais de outras companhias do mesmo setor, e de outros segmentos? Com certeza a equipe irá se surpreender e gostar dessa iniciativa do empregador", avalia.


Crédito: Shutterstock



Nenhum comentário:

Postar um comentário