5 dicas para exercitar o cérebro das crianças nas férias - Joana D'arc

Destaques

01 agosto 2016

5 dicas para exercitar o cérebro das crianças nas férias

A molecada está de férias! Um momento propício para diversos passeios com a família, brincadeiras e atividades ao ar livre. Pode não parecer, mas as férias são uma ótima oportunidade para exercitar o conhecimento aprendido ao longo do semestre e claro, aprender outras coisas legais.
Muitos pais optam por matricular os filhos em atividades extracurriculares, cursos de férias de inglês, entre outras atividades estimulantes que ajudam bastante no desenvolvimento das crianças.


Mas lembre-se: eles estão de férias e essas atividades não podem ficar com cara de atividade escolar. Deve ser leve, divertida e sem nenhum tipo de imposição. Para ajudar os pais e cuidadores a preparar atividades divertidas, separamos 5 dicas para exercitar o cérebro da garotada nesta época de descanso.

1 – As viagens são aulas de História e Geografia


Como as viagens são bastante comuns nesta época do ano, aproveite para perguntar aos pequenos sobre o que aprenderam em sala de aula e que podem ser aplicados aos locais que vocês visitam. Faça com que as crianças aprendam a localizar as cidades visitadas nos mapas e reserve um tempo para levá-los a museus e pontos históricos.



2 – Incentive-o a criar um diário de bordo


Para exercitar a escrita, é válido incentivar o pequeno a escrever um diário durante as férias e registrar todas as novidades do dia a dia das viagens. Este exercício ajuda ainda as crianças a não esquecerem das aventuras e rende uma bela redação sobre as férias ao início das aulas.



3 – Leitura livre

Nas férias o ideal é não prender a molecada às leituras obrigatórias das escolas. Leve-os a uma biblioteca ou loja de livros e deixe que eles escolham o livro de suas preferências para acompanhá-los durante as férias, atentando-se sempre para a classificação etária dos livros. Procure se interessar também pela leitura das crianças para avaliar a capacidade de interpretação e assimilação do conteúdo lido.


4 – Jogos infantis que fazem bem para o cérebro

Tempo livre não é tempo ocioso. Alguns jogos e brincadeiras podem estimular a capacidade cognitiva das crianças, que são bons para jogar sozinho e também com os amigos. Quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, Imagem e Ação, Banco Imobiliário, War e Detetive são alguns dos jogos indicados. Outras soluções simples e baratas são jogos como Forca e Stop, que só precisam de papel e caneta.


5 – Desperte o cientista que existe em seu pequeno

Algumas experiências caseiras podem despertar o interesse das crianças pela ciência. Neste caso, você precisa estar por perto para poder supervisionar o trabalho dos pimpolhos. A TV Cultura reuniu alguns experimentos caseiros, veja como fazer na lista de experiências.

Para voltar com tudo:

A criança estimulada a exercitar o cérebro de maneira descontraída e divertida nas férias estará apta a voltar às aulas com maior agilidade, podendo melhorar seu desempenho na escola, além de ficar cheia de novidades para ensinar aos colegas de turma.
Aproveite bastante esse tempo com seu pequeno!


Fonte: Colégio São Judas, referência em escolas particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário