ARTRITE – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELA - Joana D'arc

Destaques

27 maio 2016

ARTRITE – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELA


 A artrite é qualquer processo inflamatório ou degenerativo de uma ou várias articulações. Já o reumatismo é o termo aplicado em geral a diversas dores, frequentemente vagas, fios músculos, articulações, tendões, bursas e outras partes do sistema musculoesquelético.


Os tipos mais comuns de Artrite são:

a) Artrite reumatoide;

b) osteartrite;

c) artrite gotosa;

d) artrite traumática;

e) artrite infecciosa;

f) artrite causada por desequilíbrio químico ou hormonal.


Tratamentos para Artrite

Um componente muito usual no tratamento das artrites são as cortisonas. Basicamente, o de combater reações inflamatórias, aliviando a dor, o inchaço e a incapacidade física associada a muitas formas de artrite. Atualmente é usada apenas quando outras terapias menos perigosas não produzem o alívio esperado.
A cortisona não pode curar a artrite, pois não combate sua causa mas apenas seus efeitos. A cortisona não evita danos às articulações. Todavia numerosos especialistas nesse campo afirmam o contrário. A cortisona só é uma droga segura quando unicamente tomada sob estrita supervisão médica.
O papel da aspirina no tratamento da artrite se dá em aliviar os sintomas da osteartrite, artrite reumatoide e dores reumáticas em geral. Pode-se tomar aspirina durante muito tempo sem prescrição médica? Não. Existem muitas reações ao uso da aspirina.
A aspirina é tão eficiente quanto esses remédios largamente vendidos nas farmácias e anunciados pelo rádio como específicos para o tratamento da artrite, pois esses remédios são simples associações de salicilatos a alguns outros produtos ineficazes.
O aquecimento local (diatermia) alivia os sintomas de artrite somente temporariamente.
Não existem vacinas específicas para a artrite. Porém, os antibióticos podem auxiliar no tratamento de alguns casos de artrite provocada por um agente bacteriano como a gonorreia ou uma infecção estreptocócica, etc.
A cirurgia pode ajudar os pacientes com artrite. Certos procedimentos cirúrgicos de reabilitação e correção, criados recentemente, têm sido benéficos para os pacientes que sofrem de deformidades crônicas das articulações.


DÚVIDAS COMUNS SOBRE ARTRITE

Dietas especiais ajudam o paciente portador de artrite?

De modo geral, não. Em casos de gota, uma dieta baixa em purinas diminui a freqüência das crises.

A extração de dentes alivia a artrite?

Normalmente, não. A extração de dentes só deve ser feita por indicação odontológica.

A remoção das amídalas alivia a artrite?

Via de regra, não.

A mudança de clima

Alguns portadores de artrite sentem-se melhor num clima quente e seco.

As estações de águas auxiliam no tratamento da artrite?

Sim. O repouso, o relaxamento, a fisioterapia, proporcionados por esses lugares, bem como a mudança de ambiente, contribuem para a melhoria do paciente. Entretanto, não há prova científica de que as águas minerais influam na cura da doença, sejam elas utilizadas para banhar-se ou para beber.

Em colaboração com Saúde Descomplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário