O retorno da linha registrou crescimento de 421% em volume vendido quando comparado com outros lançamentos da categoria
O retorno de Dream ao portfólio do Boticário confirmou o potencial estratégico de relançamentos sustentados por dados, histórico de marca e conexão genuína com o consumidor. Em apenas sete dias após a chegada ao mercado, a linha Dream superou 31% da expectativa de venda e o desempenho também se destacou frente a outros itens da mesma categoria. Na comparação com o lançamento de outros body splashes do portfólio da marca, o relançamento registrou crescimento de 421% em volume vendido, evidenciando a força do vínculo emocional associado à fragrância.
“Os números confirmam que decisões baseadas em escuta qualificada e análise de comportamento, conectadas a gatilhos como a nostalgia, têm impacto direto no desempenho do portfólio. O retorno de Dream mostrou que ativos com valor afetivo, quando trabalhados com estratégia e timing, podem gerar resultados relevantes em curto espaço de tempo e fortalecer toda a categoria”, explica Vanessa Cristine Machado, Diretora Categoria Gifts Grouper.
Fora do mercado há anos, a linha manteve relevância contínua junto ao público, impulsionada por manifestações recorrentes nas redes sociais e pedidos diretos à marca. Esse movimento foi determinante para a escolha do produto como o primeiro retorno oficial do projeto Chefe dos Descontinuados, iniciativa que transforma demandas espontâneas da comunidade em decisões concretas de portfólio. Antes mesmo do relançamento, a linha já acumulava mais de 7,4 mil conteúdos orgânicos e ultrapassava 33 milhões de visualizações em hashtags relacionadas.
O resultado expressivo acompanha a expansão da categoria de fragrâncias corporais leves, impulsionada por hábitos de reaplicação ao longo do dia, maior acessibilidade e versatilidade de uso. Nesse contexto, Dream retorna com três versões olfativas, Amor no Ar, Céu de Baunilha e Viagem Encantada, combinando memória afetiva, tendência gourmand e propostas sensoriais alinhadas ao consumo contemporâneo.
A performance comercial do relançamento reforça a estratégia do Boticário de integrar dados, cultura digital e legado de marca como motores de crescimento. O case evidencia que produtos com forte capital simbólico, quando reposicionados de forma estratégica e conectados às expectativas atuais do mercado, são capazes de gerar impacto relevante em curto prazo e fortalecer a categoria no médio e longo prazo.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros** foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada* de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
Fontes:
*Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário