Celebrações de fim de ano: transforme a casa com uma iluminação acolhedora - Joana D'arc

Destaque

09 dezembro 2025

Celebrações de fim de ano: transforme a casa com uma iluminação acolhedora

Para receber bem os convidados nas festas de Natal e Réveillon, não basta apenas uma decoração caprichada. A escolha das luzes certas também contribui para criar uma atmosfera mágica. Referência no segmento, a Yamamura mostra como deixar os ambientes harmoniosos para as comemorações, assim como indica belos artigos para compor cada tipo de espaço

Sala de jantar com pendentes acima da mesa e fita de LED embutida no cortineiro, criando um efeito suave / Projeto do arquiteto Giancarlo Filgueiras e foto de Emerson Rodrigues


São muitos os preparativos nesta época de fim de ano, especialmente para quem vai receber a família e os amigos em casa durante as festividades. Quando a intenção é criar boas lembranças, a frase “pequenos detalhes fazem a diferença” ganha ainda mais força.

 

Além dos enfeites, cores e texturas presentes na decoração, a forma como cada ambiente é iluminado também influencia diretamente nas sensações dos convidados — e o uso inadequado de luzes e acessórios pode gerar desconforto.

 

Pensando nisso, a Yamamura preparou um guia de iluminação voltado para as áreas sociais que protagonizam as festas — como salas de jantar e estar, barzinhos, espaços gourmet, varandas, quintais e terraços. Confira a seguir!


Comece pelas luzes quentes

Exemplo de abajur em tom terroso, com luzes de temperatura branco quente, que cria harmonia visual com itens natalinos / Imagens: Divulgação Yamamura (1) e Freepik (2)


Tanto para áreas internas quanto externas, as luzes de temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) são muito bem-vindas! Seus tons agradáveis aos olhos combinam com diferentes propostas de décor (inclusive a de temática Natalina) e contribuem para um clima mais afetuoso no lar, alinhado ao espírito de paz e esperança que acompanha a chegada do Ano Novo. 


Sala de Jantar

Pendentes de formas orgânicas, com detalhes dourados, em projeto do Studio 19 Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues


As salas de jantar normalmente são amplas e integradas a outros ambientes. Por isso, é indicado criar uma variação entre artigos de iluminação embutidos e aparentes. No caso das luminárias embutidas, os plafons com iluminação difusa são sugestões para a luz geral. Já para as aparentes, a sugestão é pelo uso de lustres ou pendentes acima da mesa.


No caso do lustre (que costuma ser mais imponente) geralmente é colocado apenas um modelo de destaque no local. No caso dos pendentes (que usualmente são menores e mais versáteis) é permitido arriscar mais. Assim, é possível alternar peças e suas respectivas alturas, para trazer uma atmosfera descontraída. 


Sala de estar

Arandela ao lado de um carrinho-bar em projeto do escritório Kaleidoscope Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues


Até que a ceia seja oficialmente servida, é na sala de estar que, geralmente, as visitas passam os primeiros momentos de interação. Por isso, o ambiente pede aconchego e alegria. Uma dica é investir em um barzinho para a preparação de alguns drinks, ou em um cantinho montado especialmente para degustar alguns aperitivos.


Abajur em mármore rústico e luminária de mesa em fibra de bambu da Yamamura Collection. Imagem 1 - Divulgação. Imagem 2 – Projeto de Degradê Arquitetura e crédito de Emerson Rodrigues 


Considerados como um tipo de iluminação de apoio – abajures, luminárias de mesa e arandelas – ampliam a sensação de conforto e podem ser colocados em mesinhas de canto, aparadores, buffets, algum cantinho que necessite de uma luz extra ou para destacar detalhes da decoração. Modelos em madeira, fibras naturais, tons suaves ou na cor dourada fazem bastante sucesso, principalmente nesta época!


Áreas Gourmet

Vale apostar em pendentes em cima das mesas, assim como fitas de LED nas bancadas e na marcenaria, para ajudar no preparo das receitas. 


Neste projeto da arquiteta Letícia de Nóbrega, a varanda ganhou um pendente de fibras naturais acima da mesa e fitas de LED junto à marcenaria / Foto de Emerson Rodrigues


Áreas externas

Foto 1 – Perfis de LED demarcam os degraus no projeto da arquiteta Luciana Ballio, com foto de Emerson Rodrigues. Foto 2 – Cordões de luz (Divulgação)


Para os locais a céu aberto – como varandas descobertas, quintais, jardins e terraços – que estão sujeitos à ação de intempéries, o recomendado é comprar artigos de iluminação com Índice de Proteção IP65 (resistente à poeira e aos respingos d’água), IP66 (que suporta jatos d’água) ou IP67 (que resiste à imersão temporária). Nessas áreas, são muito utilizadas peças como cordões de luz, balizadores, arandelas e perfis / fitas de LED – todos com configurações específicas para áreas externas.


Sobre a Yamamura 

A Yamamura, com mais de 50 anos de história, prioriza a proximidade com os seus clientes. Através de seu time de especialistas em iluminação, com toda a expertise técnica, a empresa contribui com as melhores escolhas de iluminação para os lares brasileiros. Com milhares de itens de altíssima qualidade, a equipe da rede seleciona cada opção de produto com um olhar atual, para surpreender cada vez mais o público que visita as suas lojas.

 

Tanto para os consumidores finais, quanto para profissionais da área, arquitetos, decoradores e lighting designers, a empresa disponibiliza um departamento próprio de criação com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas. Sempre se reinventando, a marca está atenta às novas tendências da iluminação e do design do Brasil e do mundo.

 

A Yamamura possui duas lojas em SP: Rua da Consolação e Santo André, além do e-commerce: www.yamamura.com.br com vendas para todo o Brasil. 


Serviço Yamamura

Loja online: yamamura.com.br 

E-mail: comercial@yamamura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário