As temperaturas estão batendo recordes e, em algumas regiões do país, o calor já ultrapassou o limite do suportável. Ondas de calor extremas estão transformando o clima em algo quase insalubre, e se você está sentindo os efeitos disso no seu corpo, pode ter certeza que sua pele também está sofrendo. A exposição a temperaturas elevadas, aliada à umidade do ar e à radiação solar intensa, desidrata, agride e acelera o envelhecimento da pele. “Além disso, problemas como oleosidade excessiva, acne, irritações, queimaduras e até doenças de pele podem ser agravados pelo calor excessivo”, alerta a dermatologista Dra. Renata Castilho. Mas como minimizar os danos e manter a pele saudável diante desse cenário tão extremo? Confira um guia detalhado de cuidados para enfrentar esse calor absurdo sem prejudicar a saúde da sua pele. 1. Hidratação: o primeiro e mais importante passo O que fazer? Use hidratantes leves e específicos para seu tipo de pele: Peles secas precisam de hidratantes mais potentes, enquanto peles oleosas se beneficiam de fórmulas mais leves, como séruns à base de ácido hialurônico. Invista em águas termais ou faciais refrescantes: Elas ajudam a manter a pele hidratada ao longo do dia e acalmam irritações. 2. Proteção solar: redobre os cuidados O que fazer? Escolha protetores resistentes à água e suor, para garantir maior durabilidade da proteção. Evite a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, período em que a radiação é mais intensa.
O que fazer? Evite produtos muito densos ou oleosos, que podem obstruir ainda mais os poros. 4. Cuidados com assaduras, irritações e doenças de pele O que fazer? 5. Alimentos que ajudam na proteção da pele O que incluir na alimentação? Vegetais e folhas verdes: São fontes de vitaminas essenciais para a regeneração da pele. Peixes e oleaginosas: Ricos em ômega-3, ajudam a fortalecer a barreira protetora da pele. Chás antioxidantes: Chá verde e hibisco ajudam a reduzir os danos do calor excessivo na pele. 6. Maquiagem no calor: como fazer a make durar sem derreter? Dicas para uma maquiagem resistente ao calor:
Com as temperaturas atingindo níveis surreais, é fundamental adotar uma rotina de cuidados para minimizar os danos na pele. “Esse calor intenso pode ser agressivo para todos os tipos de pele, e sem os devidos cuidados, os danos podem ser cumulativos. Precisamos adotar uma rotina estratégica para manter a saúde da pele e prevenir problemas futuros”, finaliza a dermatologista Dra. Renata Castilho.
CRM/SP – 197372 Dermatologista e Tricologista Graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (USF). Especialização em Dermatologia pela Faculdade Instituto Superior de Medicina e Dermatologia (ISMD -São Paulo). Mestre em estudos do Envelhecimento pela Pontifícia Universidade (PUC/SP). Palavra da Dra: “Procuro com meu trabalho postergar o envelhecimento e manter a pele bonita e saudável, mas gosto de beleza natural e sem excessos, cada rosto é único, e as características individuais devem ser sempre valorizadas”. |
06 março 2025

Calor Surreal: Como Proteger sua Pele Diante das Temperaturas Extremas?
Tags
# saude
Share This

About Joana D'arc
saude
Tags
saude
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário