Coifas: Mueller Eletrodomésticos esclarece todas as dúvidas sobre o aparelho ideal para a cozinha - Joana D'arc

Destaques

22 maio 2022

Coifas: Mueller Eletrodomésticos esclarece todas as dúvidas sobre o aparelho ideal para a cozinha

Item indispensável nas cozinhas, as coifas purificam o ar removendo as impurezas, excessos de gordura e filtram tudo por meio do exaustor ou depurador | Foto: Divulgação Mueller

Ao longo dos anos, com a tendência de diminuição no tamanho dos lares, uma nova disposição de espaços tem ganhado o coração dos moradores: a integração total dos ambientes. Não é incomum observarmos salas de estar e jantar localizadas bem ao lado da cozinha, trazendo praticidade e ampliando ao máximo a convivência entre quem está cozinha e aqueles que confraternizam nos outros espaços.

 

Apesar das inúmeras vantagens, a integração com a cozinha pode gerar alguns inconvenientes, resultado da gordura e odores oriundos dos pratos preparados que impregnam o local e circulam pelos demais ambientes da casa quando não há a presença de um sistema de filtragem de ar eficiente. Por isso, os moradores que não desejam vivenciar com o incômodo de conviver com os cheiros da cozinha não podem abrir mão dos itens que são verdadeiros amigos: as coifas.

 

A fim de esclarecer todas as dúvidas sobre a escolha, instalação e funcionalidade do modelo perfeito para cada projeto, a Mueller Eletrodomésticos, empresa brasileira com 70 anos de história no mercado nacional, explica as características do produto e detalha as diferenças entre os modelos de coifa produzidos pela marca. Confira!

 

O que é a coifa?

Com modernidade e sofisticação, a coifa de parede plana Mueller dispõe de regulador de velocidade da sucção do ar | Foto: Divulgação Mueller

Quem tem o costume de cozinhar em casa, já sabe que, muitas vezes, essa prática pode causar uma certa bagunça no ambiente. Além da gordura no fogão e respingos de molho nas bancadas, o cheiro de fumaça e demais aromas são muito comuns. Para evitar que o cheiro se espalhe por toda a casa, muitos moradores estão investindo na instalação da coifa na cozinha.

 

De modo geral, este equipamento foi criado, especialmente, para proporcionar duas funções dentro da cozinha. A primeira, é o processo de exaustão — conhecido por conseguir absorver o ar do espaço – e, em seguida, conduzi-lo para fora do imóvel. A segunda, por sua vez, consiste na depuração do ar, que tem como foco filtrar o ar quente e devolvê-lo para o espaço limpo e filtrado através de algumas aberturas localizadas nas laterais do eletrodoméstico.

 

Desta forma, o aparelho é uma ótima decisão para auxiliar os moradores durante o preparo das refeições, diminuindo o calor e a gordura do local que podem surgir facilmente ao longo da etapa de cocção.

 

Para aproveitar ao máximo as funcionalidades de sua coifa, a marca recomenda ligar o aparelho por alguns minutos antes de começar a cozinhar. Após o término, mantenha ainda em funcionamento por mais 5 ou 10 minutos – esse processo otimiza o resultado do uso do aparelho, deixando o ar do ambiente mais puro, com maior facilidade.

 

Diferenças entre coifa, depurador e exaustor

Com um design moderno, a cozinha com coifa ganha novos ares | Foto: Divulgação Mueller

Quando falamos sobre a coifa na cozinha, é comum que haja confusão entre os conceitos e os usuários considerem que o aparelho executa as mesmas funções do popular exaustor. Porém, apesar do objetivo parecido, eles contam com funções diferentes. 

 

No caso do exaustor, o equipamento é instalado diretamente na parede e promove a troca de ar quente do espaço pelo ar frio vindo da área externa. Tal aparelho também pode ser bastante parecido com um ventilador, já que possui algumas hélices próprias para realizar os movimentos e garantir a troca de ar.

 

coifa, por sua vez, é tida como um eletrodoméstico completo, eficiente e que consegue promover a circulação de ar, ao mesmo tempo em que diminui os níveis de gordura e faz com que o local ganhe uma atmosfera mais leve e agradável e ainda contribui para o décor, já que evoca um design mais moderno.

 

Ainda assim, entre as coifas também há algumas distinções importantes. Em coifas instaladas em modo depurador, o ar impuro é filtrado pelos filtros de alumínio e as substâncias com odores, como fumaças provenientes dos preparos das refeições, são filtradas do ar por meio do carvão ativado. Após a filtragem, o ar depurado é direcionado novamente para dentro da cozinha. A Mueller reforça também que no modo depurador de ar os filtros de carvão devem estar devidamente instalados, pois são eles que permitem que o ar possa ser filtrado e mandado de volta para sua cozinha devidamente livre de gorduras.

 

Já no modo exaustor, todos os vapores e fumaças dos alimentos são direcionados para fora da cozinha por meio de um duto voltado para a área externa. Ou seja, neste modo o ar não é redirecionado para o ambiente. Neste caso, é recomendado retirar os filtros de carvão, uma vez que todas as impurezas serão liberadas em um local externo e eles passarão a ficar sem uma função efetiva no aparelho.

 

Instalação

Foto: Divulgação Mueller

Após entender a diferenciação entre os modelos de coifa disponíveis, é imprescindível que a coifa preencha alguns requisitos para que o seu funcionamento seja totalmente efetivo. Em primeiro lugar, a coifa deve possuir a medida de largura maior que o fogão, pois é necessário que o aparelho cubra todas as bocas e assim sugue todo o ar “sujo” e gotículas de gorduras para fazer a filtragem e limpeza do ar.

 

No que se refere à altura (distância da coifa e fogão ou cooktop), o indicado pela Mueller é que haja entre 65 e 75 cm de distância. Outra recomendação prevista no manual do produto é que a coifa seja instalada em uma parede de alvenaria.

 

 

O segundo passo é verificar se há uma saída de ar. Como já mencionamos, existem dois modos de instalação: as coifas que funcionam por exaustão e as que funcionam como depurador. Para a instalação no modo exaustor é preciso saída de ar, isto é, uma conexão da cozinha com o espaço externo para passagem do tubo que jogará o ar puxado pela coifa para fora, deixando apenas o ar limpo dentro da cozinha.

 

Ao optar pela instalação no modo depurador, não é primordial uma saída da cozinha para a parte externa, já que a limpeza do ar sugado pela coifa é promovida dentro do próprio aparelho com um filtro de carvão ativado, que faz a purificação do ar e o retorna limpo.

 

Fora os cuidados sugeridos ao adquirir o aparelho, é interessante checar a estrutura e garantir que não há nenhuma passagem de encanamento ou conduítes que possam ser prejudicados no momento de posicionar o aparelho na parede.

 

Design único

 

Além da alta potência e da versatilidade ao permitir a instalação como depurador ou exaustor, as coifas Mueller ainda contam com design exclusivo que propicia muito mais modernidade e estilo para as cozinhas. Confira todos os modelos que a marca dispõe em seu portfólio.


Coifa de Parede Mueller Plana 90cm

Foto: Divulgação Mueller

coifa de parede Mueller com base plana possui 90cm de largura e design moderno. O painel touchscreen garante modernidade e sofisticação ao produto, que conta ainda com regulagem da velocidade de sucção conforme o tipo de preparo de cada prato. O aparelho possui um timer que mantém a coifa ligada por mais tempo, gerando a exaustão da cozinha com máxima eficiência enquanto as refeições são finalizadas.

  

Coifa de Parede Mueller em Vidro Curvo 90cm

Foto: Divulgação Mueller

coifa de parede Mueller com vidro curvo possui 90cm de largura e design moderno. Conta com iluminação em LED, que permite melhor visualização das panelas, oferece regulagem da velocidade de sucção conforme o tipo de preparo dos alimentos.

 

Coifa de Parede Mueller em Vidro 90cm

Foto: Divulgação Mueller 

Unindo tecnologia, sofisticação e design exclusivo, a coifa digital de parede Mueller, de 90 cm, é confeccionada em vidro temperado, tornando a limpeza mais simples. Com a tecnologia Movement de controle de acionamento direto no painel, em poucos movimentos é possível ligar, desligar e ajustar as velocidades de sucção da coifa. O aparelho possui dois modos de funcionamento e, no momento da instalação, o usuário pode escolher entre o modo exaustão e o modo depurador graças ao sistema duplo com filtros em alumínio e carvão ativado.

 

Sobre a Mueller 

 

A Mueller está há mais de 70 anos no mercado desenvolvendo eletrodomésticos para oferecer experiências agradáveis e memoráveis às pessoas, facilitando o dia a dia com muito estilo e elegância. Apresentando uma grande variedade de fogões, fornos elétricos, micro-ondas de embutir, cooktops, coifas, lavadoras, centrífugas e secadoras de roupa, a marca acumula mais de 100 produtos diferentes que aliam inovação, eficiência, design diferenciado, durabilidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente. A Mueller ainda apresenta a opção de adquirir seus produtos direto de fábrica, localizada em Timbó (SC), através de seu e-commerce próprio e em diversos pontos de venda no Brasil e no exterior. Mais de 20 países são atendidos com produtos Mueller. 

 

Um comentário:

  1. Definititavemnte é um item que nao pode faltar na cozinha, principalmente para quem mora em apartamento.. Existem modelos lindos!

    ResponderExcluir