Receita simples de pão caseiro - Joana D'arc

Destaques

15 abril 2021

Receita simples de pão caseiro




Quem não ama um pão? Sei que vocês adoram, pão doce, salgado, recheado, vegano, fitness...de todas as formas possíveis, o pão é sempre bem recebido e um grande aliado nas refeições diárias, seja para o café da manhã, chá da tarde ou até mesmo como acompanhamento para tomar aquela sopa no jantar.
E o cheirinho de pão fresquinho quando vamos buscar na padaria? Hummmm... Maravilhoso!
Então porque não aprender a fazer seu próprio pão? É bem fácil, fica delicioso e é bem rápido. Anota aí:

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
1 sachê de fermento para pão
1 xícara de açúcar peneirada
1 colher de chá de sal refinado
100 ml de óleo (um copo americano)
200 ml de leite
1 ovo

Essa medida é para metade de um pacote de farinha de trigo, caso queira fazer o pacote por completo, dobrar a medida dos demais ingredientes também.




Modo de fazer:

Reserve a farinha de trigo em uma vasilha para que possa começar a mistura dos ingredientes. Depois acrescente o fermento a farinha e misture bem.
Com o auxílio de uma colher faça uma abertura no meio da farinha, como se fosse cavar na mesma e coloque nesse espaço vazio o copo de óleo, o ovo, acrescente o açúcar e a colher de sal.
Com o auxílio de um garfo misture devagar esta mistura até que ela engrosse e vá recolhendo a farinha que está em volta dessa mistura.
Depois de misturar esta mistura a toda a farinha, irá perceber que ela estará seca, então chegou a hora de preparar o leite.
Antes de acrescentar o leite, é necessário deixa-lo morno. Leve ao fogo até fique quente, mas não deixe pegar fervura (apenas aquece-lo para ativar o fermento que ja está na farinha) .
Depois que o leite estiver morno, coloque aos poucos dentro da farinha e vá misturando. Pode usar uma colher ou as mãos, mas a massa vai grudar nas mãos até que o leite seja bem distribuído e absolvido.
Coloque pequenas quantidades do leite e vá observando a consistência da massa. Esta massa deve ficar umedecida, mas tem que ficar solta, não pode ficar grudando nas mãos.
Caso ela fique muito molhada, você pode ir colocando colheres de farinha de trigo aos poucos até acertar o ponto de massa. Se a farinha estiver ficado seca e esfarelando, impossibilitando de sovar, você pode colocar pouca quantidade de leite morno para ir amolecendo a massa. Mas lembre-se de que a massa do pão tem que ficar no ponto igual de massinha de modelar para facilitar a montagem dos pães.
Sove a massa até que esta esteja bem solta, não grude mais nas mãos ou no balcão e deixe-a descansar por 30 minutos, pois ela vai crescer e render mais pãezinhos. Aproveite este tempo para descansar seus braços ou limpar a bagunça rsrsrs
Após este tempo de pausa, já pode untar sua forma com um pouco farinha de trigo sobrou, não precisa usar óleo ou manteiga. Apenas farinha.




Você pode moldar seus pães como preferir e leva-los ao forno pré aquecido a 180°c e aguardar em média de 30-40 minutos para retirar seus pães.
Como montar os pães igual de padaria?
A massa obviamente vai estar uma bola  gigante. Então devemos dar uma esticada nela como um rolo longo e dividi-la em três pedaços iguais. Pegue uma dessas partes e use seus dedos para medir as tiras. Cada pão deve ter a medida de dois dedos seus. Após partir as tirar, use um rolo para estica-la bem, parecendo massa de pizza ou pastel, super fina,mas que não se desmanche no processo e pegue-a pela ponta e vá enrolando-a levemente, sem apertar muito, até acabar o final dela.
O pão está pronto, agora coloque na forma untada com farinha seca e lembre-se de deixar um espaço de uns 2 centímetros de um pão para o outro pois eles irão crescer no forno.
Recomendo que não abra o forno antes, ou só após subir aquele cheiro maravilhoso de pão fresquinho. Se você quiser deixar seus pães ainda mais bonitos e gostosos, você pode retira-los  aos 30 minutos e pincelar a gema de um ovo misturado com açúcar. Essa misturinha vai dourar o pão e deixar com um brilho bem bonito. Lembrando que para dourar é questão de 3 minutos, super rápido!
Esta massa ficará levemente doce, o sal nem é perceptível. Ao retirar do forno espere esfriar um pouco e já está pronto para comer.

Não esquece de me contar como ficou seus pães hein? Aqui em casa é costume fazer esses pães e são o maior sucesso.

2 comentários:

  1. Parece ótimo! Hoje mesmo comprei pão,dá pra economizar fazendo em casa :)

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, adoro essas receitinhas fáceis, fiquei com água na boca só de olhar!! :D
    Beijos!!
    https://bel-somostaojovens.blogspot.com/

    ResponderExcluir