Dois livros que trazem São Paulo como grande cenário literário - Joana D'arc

Destaques

24 janeiro 2021

Dois livros que trazem São Paulo como grande cenário literário

Quantas histórias cabem em 467 anos? Para a cidade de São Paulo, que faz aniversário em 25 de janeiro, a resposta beira o infinito, das artes ao olhar de seus moradores ou de quem simplesmente ama a capital. Na literatura, já foi cenário e personagem, mas sempre com presença marcante. Para comemorar, a SESI-SP Editora indica dois livros que mostram diferentes e intensos tipos de relação com a metrópole.
A lista começa com uma viagem pela rodoviária do Tietê, símbolo da cidade por concentrar chegadas e partidas, em O livro amarelo do terminal. O título, disponível também nos formatos e-book e audiobook, é a estreia da jovem escritora Vanessa Barbara em formato de reportagem. Usando diversos recursos narrativos, da abordagem jornalística ao humor nonsense, a obra retrata diferentes perfis de pessoas que passam pelo local todos os dias – vendedores, crianças, velhinhas, surfistas – montando uma linha a partir dos fragmentos de conversas colhidas ao acaso.
Já em À sombra dos viadutos em flor, São Paulo é retratada como um grande palco para as lembranças musicais do autor Cadão Volpato em período em que a cena rock nacional ganhava grandes impulsos. Um tempo que viu nascer nomes como Legião Urbana, Plebe Rude e a própria banda do autor, a Fellini, na qual ele era letrista e vocalista. Surgindo em 1984, na região dos viadutos que cortam a Avenida 9 de Julho, a formação durou pouco, mas deixou alguns discos que foram cada vez mais cultuados com o passar dos anos. À sombra dos viadutos em flor também está disponível no formato e-book.
É possível encontrar esses e outros livros que celebram as muitas histórias, faces e personagens da cidade no site www.sesispeditora.com.br.




Serviço

À sombra dos viadutos em flor

Autor: Cadão Volpato

Editora: SESI-SP

 



O Livro Amarelo do Terminal

Autor: Vanessa Barbara

Editora: SESI-SP

 

SOBRE A SESI-SP EDITORA

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com obras em diferentes formatos (impresso, e-book e audiobook), é referência na edição de livros educacionais, premiados, infantojuvenis, de alimentação, de histórias em quadrinhos nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário