Violência doméstica contra criança e mulher aumentou na quarentena, diz estudo - Joana D'arc

Destaques

31 julho 2020

Violência doméstica contra criança e mulher aumentou na quarentena, diz estudo



Dados da ONU demonstram que houve um aumento nas denúncias formais de abuso desde que a pandemia começou. A Famivita, em seu mais recente estudo constatou que 4% das brasileiras já sofreram violência doméstica nos últimos meses. Considerando 40 milhões de mulheres vivendo em união, são 1,6 milhões de casos só na pandemia. E o mais triste é que conforme o relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, da ONU, o lugar mais perigoso do mundo para uma mulher é a sua própria casa.
Além disso, o estudo também aponta que 3% dos filhos das entrevistadas já sofreram violência doméstica nos últimos meses. O fato de estarem sem sair de casa para ir a escola ou para atividades de recreação ajuda; tendo em vista que conforme dados do Ministério da Saúde, mais de 70% dos casos de abuso infantil acontecem dentro da própria residência da criança ou adolescente.
Percebe-se que um dos motivos é o aumento do tempo em que as famílias estão passando juntas durante o confinamento. Pelo menos 61% delas estão mais próximas desde que a pandemia começou. Com isso, as brigas e desentendimentos aumentaram para 27% das famílias.
Roraima é o estado campeão de brigas e desentendimentos entre casais, com 38% dos participantes. No Rio de Janeiro, 31% dos casais aumentaram o número de brigas, e um dos reflexos, é o percentual de violência doméstica no estado, que é de 4%. São Paulo também teve aumento de 27% nos desentendimentos, e registra 4% de mulheres que sofrem violência doméstica.

9 comentários:

  1. Já li várias postagens falando sobre esse tema, pior de tudo é que é a realidade de muita gente nessa quarentena.
    Abuso e violência está em alta nesse período, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável que ainda aconteça esse tipo de violência,é preciso que a sociedade fique mais atenta,para ajudar a quem está passando por essa violência que parece que também está virando, uma epidemia.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    É muito triste isso, saber que tem pessoas sofrendo nesse momento. Já não bastasse todas as coisas ruins com a quarentena, mais essa ainda. Muito complicado...

    ResponderExcluir
  4. Que triste, já tinha visto algumas reportagens que alertavam para esse fato. É uma pena que mulheres e crianças ainda sofram esse tipo de violência dentro de seus próprios lares e a pandemia agravou ainda mais a situação, lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Oi Joana,

    É muito trsite ver esses dados, pois através deles percebermos como algumas mulheres estão sofrendo bastante nesse período de quarentena/pandemia. Infelizmente é algo que não está ao nosso dispor fazer algo efetivamente para ajudar. Espero que as denúncias ocorreram e que quem sofre com essa violência possa se libertar em breve!

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! Isso é tao triste e tao tenso. Por isso é essencial ajudarmos as pessoas que estao passando por isso para denunciarem

    ResponderExcluir
  7. O momento em si já é muito difícil , imagino sofrimento dessas vítimas reclusas em casa , é preciso ajudar , denunciar .

    ResponderExcluir
  8. O momento em si já é muito difícil , imagino sofrimento dessas vítimas reclusas em casa , é preciso ajudar , denunciar .

    ResponderExcluir
  9. É lamentável esse aumento durante esse momento em que estamos vivendo.

    ResponderExcluir