Há diferença na alimentação de diabéticos dos tipos 1 e 2? - Joana D'arc

Destaques

08 novembro 2019

Há diferença na alimentação de diabéticos dos tipos 1 e 2?


Há diferenças na alimentação dos pacientes diagnosticados com diabetes dos tipos 1 e 2? Segundo Cristiane Hanashiro, nutricionista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo , não há uma alteração específica na dieta de diabéticos dos tipos 1 e 2. Ela ressalta, porém, que cuidar da alimentação com a ajuda de um profissional é importante para ambos. ’’É fundamental que os diabéticos busquem ajuda especializada e tenham um cardápio personalizado para as necessidades nutricionais, pois, assim, conseguem manter o bom funcionamento do organismo e manter o controle dos níveis de glicose", explica a profissional.
O diabetes é uma doença metabólica crônica que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde , atinge 16 milhões de brasileiros e cuja taxa de incidência cresceu 61,8% mundialmente, nos últimos dez anos.

Tipos de diabetes


Roberto Abrão Raduan, endocrinologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica as diferenças entre os dois tipos da doença. "O diabetes do tipo 1 geralmente é diagnosticado na infância ou adolescência e está relacionado a uma incapacidade do pâncreas em produzir a insulina, hormônio que regula o aproveitamento do açúcar no organismo e o nível de glicose no sangue. Já o tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue usar de forma adequada a insulina que produz. Assim, o nível de glicose no sangue se mantém elevado. Esse tipo de diabetes é desenvolvido geralmente na vida adulta, mas com o crescimento da obesidade infantil existe um número cada vez maior da doença nessa população, causada pela má alimentação e pelo sedentarismo", afirma.

Alimentação como aliada no controle do diabetes

Cristiane esclarece que a falta de atenção com a alimentação pode ajudar no surgimento do diabetes. "Uma boa educação alimentar e a prática de atividades físicas são cruciais para a prevenção do diabetes, pois a exposição a fatores de riscos como o consumo excessivo de doces e carboidratos aumentam a probabilidade do aparecimento da doença. Muitas pessoas têm deixado de ter uma alimentação saudável, optando pelo fastfood, refrigerantes e alimentos industrializados, o que tem aumentado a incidência do diabetes, assim como o sobrepeso e a obesidade, que também são fatores de risco", ressalta a especialista.

Dicas de planejamento de alimentação

De acordo com a nutricionista recomenda-se que pessoas portadoras de diabetes dos tipos 1 e 2 sigam uma dieta saudável, cuidando tanto da qualidade quanto da quantidade de alimentos consumidos. Ela dá algumas dicas:

1 - Distribua os alimentos entre cinco e seis refeições por dia e não pule o café da manhã, pois o período de jejum durante o sono pode causar hipoglicemia.

2 - Frutas podem ser consumidas com casca ou bagaço e associadas com fibras como lichia, aveia e linhaça, que contribuem para reduzir o nível glicêmico.

3 - Evite frituras e diminua o consumo de gorduras animais como carnes gordas, queijos, leites, manteigas e derivados.

4 - Beba bastante água ao longo do dia.

5 - É importante sempre seguir as orientações médicas e de nutricionistas ao longo da vida.

A nutricionista também dá dicas de alimentos ricos em fibras e proteínas que podem ser utilizados para melhorar o quadro de diabetes. "Em geral, inhame, aipim, leguminosas, verduras, frutas com casca, ovos e iogurtes naturais ajudam a impedir a oscilação de taxas de glicose no sangue, algo que faz muito mal ao paciente diabético", completa.


Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

4 comentários:

  1. Gostei da matéria, superinteressante e de utilidade pública, tenho casos de diabetes na família e seu post me ajudou a tirar algumas dúvidas. Parabéns. ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu gostei da matéria, é extremamente importante conhecer mais a diferença entre os níveis de diabetes, inclusive tenho familiares com essa doença.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Devemos nos alertar quanto a esta doença. Muita gente não faz ideia do risco que a diabetes representa. Seu post é de grande utilidade para conscientizar e instruir os leitores. Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe tem o tipo um e mudou completamente a rotina e s hábitos! É extremamente importante essa conscientização

    ResponderExcluir