Deserto do Atacama – um espetáculo de cores e vida que desbanca qualquer oásis - Joana D'arc

Destaques

15 abril 2019

Deserto do Atacama – um espetáculo de cores e vida que desbanca qualquer oásis


O Deserto do Atacama se estende do norte do Chile à divisa com o Peru, e conta com cerca de 1.000 Km de extensão. É o local mais árido de toda a terra, isso porque os ventos do pacífico não conseguem ultrapassar as montanhas, fazendo com que chova raramente.
Como todas as regiões desérticas, o clima é marcado por frio intenso à noite e calor escaldante durante o dia. “Apesar de ser um destino que pode ser visitado o ano todo, recomendamos evitar o inverno e o verão, pelas temperaturas extremas. O ideal é optar por primavera ou outono”, explica Adriano Bolzani, do https://suasproximasviagens.com.br/deserto-do-atacama/
O que há de mais famoso na região são as lagunas, passeios indispensáveis para quem vai ao Deserto do Atacama. São famosas pelo “banho gravitatório”, pois devido à alta salinidade da água, é impossível afundar, permitindo que os turistas fiquem boiando e se sintam como se estivessem sem gravidade. “O corpo flutua, independente do esforço que se faça para afundar. É uma sensação de relaxamento total. No entanto, as águas são extremamente geladas e o sal fica impregnado, deixando uma camada branca na pele e até nos cabelos, causando ressecamento”, conta Silvia Bolzani.
São diversas lagunas para visitar: Cejar, Ojos del Salar, Tebinquiche, Chaxa, Altiplânicas e Piedras Rojas. “As duas últimas são excepcionais e eleitas por nós como os melhores passeios de todo o Atacama. Um cenário com uma diversidade incrível de cores: branco, azul, vermelho, amarelo e verde. É tão colorido que quebra o paradigma daquela imagem que temos construída de desertos, sempre tão amarelos e vazios”, contam.
Outro passeio famoso e curioso é o Geysers del Tatio. Por já ter sido mar, o lugar guarda vales, lagos, cachoeiras, nascentes termais e gêiseres.  “São raras pelo mundo, pois só se encontram em regiões vulcânicas. A água pode ser jorrada até 12m de altura. Com o sol iluminando o fenômeno, o encanto pelo lugar rapidamente aumenta”, diz Silvia.
O que torna o lugar ainda mais especial são os animais exóticos. Flamingos e lhamas fazem os cenários mais bonitos e completos. Sem mencionar as dunas, que fazem com que o pôr do sol fique mais visível e deslumbrante, como podemos presenciar no Valle de la Luna e Valle de la Muerte.
E para finalizar, um passeio noturno indispensável é o Tour Astronômico. Pela localização, o Deserto do Atacama é o melhor lugar para observar as estrelas. Não é à toa que telescópios e observatórios são espalhados pela região e palestras são ministradas para os turistas, que podem apreciar a visão noturna com aparelhos tecnológicos diferentes. “Para quem é leigo no assunto, é uma oportunidade de aprender um pouco sobre astronomia e apreciar um cenário que nem filmes podem nos proporcionar!”, finalizam.

 
Para saber mais acesse https://suasproximasviagens.com.br/deserto-do-atacama/

 

 

6 comentários:

  1. Realmente é um espetáculo, que lugar incrível muito bom para passear, é um lugar fantástico, gostei muito de conhecer esse paraíso, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Já quero visitar as lagunas rs Ah se eu pudesse e o meu dinheiro desse kkk

    ResponderExcluir
  3. Que lugar maravilhoso! Com certeza um lugar que preciso conhecer. Amei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Um encanto de lugar! Com certeza um lugar maravilhoso de se conhecer!

    ResponderExcluir
  5. Deve ser incrível.
    Tanto lugares lindos para conhecer, nossa!

    ResponderExcluir