A traição pode afetar a saúde e bem-estar do casal? - Joana D'arc

Destaques

26 setembro 2017

A traição pode afetar a saúde e bem-estar do casal?



A traição é algo com o qual muitos casais não conseguem lidar muito bem, afetando a estrutura desse relacionamento.
Estudos apontam que os homens traem muito mais que as mulheres, onde cerca de 60% deles já traiu, contra apenas 47% das mulheres. Embora os números sejam próximos, independente de quem faça, isso é algo delicado para a relação.
Quando a traição parte dos homens, que é bem mais comum, não é incomum que a mulher perdoe. Isso tem ligação com a cultura, já que antes era ele o provedor da casa, obrigando a mulher a aceitar isso.
Não quer dizer que o relacionamento ficava numa boa, assim como ocorre hoje. As mulheres encaram as coisas muito para o lado emocional, e uma traição pode gerar mais desconfiança. Tanto é, que muitas delas contratam o serviço de um detetive particular, por exemplo, para investigar a vida do parceiro.
Neste artigo, vamos abordar a respeito do que acontece com o casal quando há uma traição envolvida no relacionamento. Acompanhe:

Sinais da traição

Não são apenas as mulheres que procuram por um detetive particular quando desconfiam de uma traição, mas os homens também têm esse tipo de comportamento.
A desconfiança é um dos primeiros indícios de que é algo de errado, e ela é desencadeada por uma série de fatores no comportamento dos parceiros.
Deixar de atender a ligações, a dificuldade de ser encontrado, fazer hora extras ou inventar compromissos com frequência, agradar muito sem motivo aparente, quando ele não costuma ser carinhoso sempre, já é motivo suficiente para a mulher desconfiar do parceiro.
Já elas deixam poucos rastros de que estão sendo infiéis, um pouco porque o homem não consegue identificar traços do comportamento com facilidade, como ocorre para o lado feminino.
Quando passam a desconfiar, empregam a ideia de que precisam encontrar mais sinais de que o companheiro está sendo infiel.
As mulheres, que tem o sexto sentido mais apurado, observam as roupas, o carro e até mesmo tentam olhar o celular, onde pode haver uma troca de mensagens suspeita, por exemplo. Os homens, embora menos detalhistas, também acabam tomando atitudes parecidas.
O fato de contratarem um detetive particular é porque querem de fato descobrir essa traição, que pode ser bastante dolorosa e ser um divisor de águas na relação.

Mas e depois de descoberto, como eles lidam com isso?

O que acontece depois

Algumas pesquisas acreditam que uma traição, seja ela praticada pelo homem ou pela mulher, acaba ajudando a salvar a relação.
Isso porque faz com que os dois percebam que realmente querem ficar juntos, tentando de alguma forma restaurar o relacionamento. Acabam mudando hábitos e outras coisas que estavam afetando a relação, levando a infidelidade.
No entanto, para muitos ela é devastadora. Sobretudo as mulheres, lidar e perdoar uma traição é algo muito difícil, tanto que uma minoria faz isso.
Para os que tentam seguir em frente, já há opções como terapia de casal, que auxilia para que aprendam a conviver com esse fato, além de encontrar um sentido para retomar a relação. Não é algo que acontece imediatamente.
A traição ainda é um dos obstáculos mais difíceis para o casal, até por isso que muitos não conseguem atravessa-lo quando acontece.
Não quer dizer que todo casal passa por isso, mas quando acontece, são poucos os que tentam resolver as coisas.
As marcas deixadas por uma traição podem ser permanentes, e nem sempre uma terapia resolve. Muitos passam a ter desconfiança ainda maior do que quando nem sabiam do fato; as brigas se tornam constantes e, na pior das hipóteses, perde-se o respeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário