Gerando Falcões abre curso de tecnologia exclusivo para meninas - Joana D'arc

Destaques

15 junho 2017

Gerando Falcões abre curso de tecnologia exclusivo para meninas



Como forma de potencializar a comunidade e capacitar mulheres para que ocupem cada vez mais posições relevantes no mercado de trabalho, o Gerando Falcões lançou o curso “Meninas na Programação”, exclusivo para a ala feminina que gosta do mundo da tecnologia. A novidade foi criada em parceria com a CA Technologies, uma das maiores empresas de tecnologia corporativa do mundo, e conta com aulas oferecidas pela escola de programação MadCode e apoio do Instituto Ariadne. O curso vai atender moradoras da comunidade do extremo leste da cidade de São Paulo, com idades entre 16 e 18 anos.

Ao todo, 30 alunas estão matriculadas na primeira turma 
Ao todo, 30 alunas estão matriculadas e iniciam seus estudos este mês na sede do Gerando Falcões. As aulas são ministradas por professores qualificados da MadCode e ocorrem todas sexta-feira, das 15h às 17h30. A duração do curso é de dois meses.

Além de empoderar meninas, cada aula terá um projeto temático que envolverá conceitos básicos de programação, criados para desafiar as “futuras programadoras”. A grade de ensino inclui noções gerais de programação, localização e deslocamento em 2D, animação, efeitos gráficos, música e comandos.
Segundo Alexandre Scaglia, diretor de comunicação e de responsabilidade social da CA Technologies para a América Latina, o objetivo da parceria é trazer novas perspectivas para a comunidade e mostrar que há muitas oportunidades para as mulheres no mercado da tecnologia. “Existem dados globais que dizem que mais de 90% dos profissionais da área de tecnologia são homens, mas isso nem sempre foi assim. Hoje está muito claro que o espaço às mulheres está retomando e é uma grande satisfação ajudar a transformar esse cenário”, afirma.
Para o executivo, o curso terá utilidade inclusive para aquelas que optarem por seguir carreira em outros ramos, mesmo após a conclusão do ensino. “Elas vão adquirir um conhecimento que pode ser usado para qualquer coisa, não necessariamente para ser uma profissional de tecnologia.” Scaglia acredita que o setor de tecnologia deverá permear todas as áreas, ampliando as possibilidades de quem se especializar. “As funções do futuro, todas, serão de alguma forma ligadas ao termo ‘tecnologia’”, avaliou.
A gestora de projetos da MadCode, Viviane Silva, disse ter ficado maravilhada e emocionada com a implantação do curso no Gerando Falcões. “Eu também venho de uma comunidade muito grande em São Paulo, de Heliópolis, e me identifico com as histórias do Gerando Falcões. Eu acho muito importante aproveitar este ensino e concordo com a ideia que isso pode ajudar as alunas para muitas outras coisas no futuro”, comentou Viviane.
Em discurso empoderado, a coordenadora de qualificação profissional do Gerando Falcões, Vanessa Silva, incentivou as mulheres a confiar no próprio potencial e se unirem para um futuro promissor no âmbito profissional. “A sociedade nos moldou e nos colocou como rivais, mas nós não somos. Na verdade, somos companheiras, amigas e isso tem de ser construído cada vez mais em todos espaços que ocuparmos. Aqui no Gerando Falcões vamos incentivar isso e provar que somos ótimas juntas”, cravou ela.

Sobre a CA Technologies

CA Technologies (NASDAQ: CA) cria softwares que potencializam a transformação das empresas e lhes permite aproveitar as oportunidades da economia dos aplicativos. Software está no centro de todas as empresas em todos os setores. Do planejamento ao desenvolvimento, da gestão à segurança, a CA Technologies trabalha com empresas em todo o mundo para mudar a maneira como vivemos, compramos, vendemos e nos comunicamos – por meio da nuvem (privada e pública), de plataformas móveis e de ambientes de TI, dos distribuídos ao mainframe. Saiba mais em ca.com/br.

Siga a CA Technologies

Facebook

Blogs

Twitter




Nenhum comentário:

Postar um comentário