3 receitas que ajudam a desinchar - Joana D'arc

Destaques

29 maio 2016

3 receitas que ajudam a desinchar


Olá!!
No feriado muita gente não resiste às tentações da mesa e acaba exagerando, o que costuma resultar em inchaço e retenção de gases e líquidos. Rodrigo Polesso, certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego na Califórnia, e criador do programa online Código Emagrecer de Vez, ensina que não existem receitas milagrosas para emagrecer. “O que existe é ciência na prática”, destaca. O programa de emagrecimento online desenvolvido pelo especialista já mudou a vida de mais de 1.500 pessoas com base em uma alimentação estratégica capaz de manter o equilíbrio correto entre os hormônios leptina e insulina, verdadeiros responsáveis pelo emagrecimento, sempre devidamente embasado nas mais recentes pesquisas da área.
Segundo Polesso, uma das coisas que mais contribui com a sensação de inchaço é o excesso de carboidratos, principalmente os refinados e de rápida absorção. “Doces, bebidas adoçadas, bolos, pães, massas, cerveja, tubérculos, entre outros, tendem a causar a retenção de água pelo corpo”. O especialista vai além e lembra que, para algumas pessoas, laticínios, feijões e vegetais crucíferos – como brócolis e couve – tendem a contribuir para a sensação de ficar intumescido.
Pensando nisso, o especialista ensina três receitas que ajudam na eliminação da água retida, e que podem ser feitas após os exageros de feriado. “Também recomendo fazê-las durante o feriado, justamente para evitar que esse inchaço aconteça”, explica. 
As receitas incluem a Sopa Thai, que apesar de se chamar “sopa” é uma refeição completa, feita à base de frango em cubos e curry. “Este prato não inclui ingredientes que tipicamente retém água, e assim ajuda a eliminar a água retida no corpo”. Polesso também incluiu Tortillas Mexicanas com Carne na lista de opções, já que se trata de um prato saboroso, diferente e ideal para feriados, que ajuda a manter os níveis de insulina sob controle, e baixo em carboidratos. “Aproveite a receita mexicana e faça guacamole de acompanhamento, que é feito essencialmente de abacate, uma fruta baixa em carboidratos e com gorduras saudáveis”, destaca. Por fim, Polesso ensina a fazer um Wok Especial para desinchar, que mais do que uma receita, é um modo de cozinhar, já que permite variar os ingredientes seguindo uma fórmula prática e simples. “Ele pode ser feito com molho de soja, mas como o nosso objetivo é desinchar, este ingrediente pode ser deixado para outro momento”, explica.


Confira as receitas:

Sopa Thai

Ingredientes

1 lata de leite de coco integral (aprox. 250ml)

3 a 4 colheres de chá de pasta de curry verde (ou curry em pó)

300g a 400g de peito de frango em cubos

1 pepino cortado

Legumes da preferência(sugestões: cenoura, couve-de-folhas, ervilhas, espinafre)

Sal e pimenta

Orégano ou manjericão a gosto


Modo De Preparo

Em uma panela, despeje o leite de coco e aqueça em fogo médio-alto. Dilua a pasta de curry ou o curry em pó no leite de coco. Quando o leite estiver começando a ferver, adicione o frango em cubos e a cenoura fatiada. Quando o frango estiver cozido, baixe o fogo e adicione o resto dos legumes cortados, e em seguida todos os temperos a sua escolha. Mexa e retire do fogo, sempre com cuidado para não cozinhar demais os legumes.




Tortillas Mexicanas Com Carne

Ingredientes

Tortilhas

60 ml de água

2 ovos inteiros

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de suco de limão

2 colheres de chá de farinha de coco

1/4 colher de chá de fermento

1/2 colher de chá de cominho

1/4 colher de chá de chili em pó (ou outra pimenta de preferência)




Recheio

450g de carne moída

1 colher de sopa de chili em pó (ou outra pimenta)

1 colher de chá de cominho

1/4 colher de chá de cebola em pó (ou um pouquinho de cebola picada)

1/4 colher de chá de alho em pó (ou meio dente de alho picado)

1/2 colher de chá de orégano

1/2 colher de chá de páprica

Sal e pimenta a gosto




Modo De Preparo: Tortilhas

Misture a água, ovos, azeite de oliva e suco de limão em uma vasilha. Em outro recipiente, misture a farinha de coco, fermento, cominho e chili. Acrescente a primeira mistura aos poucos, mexendo bem. Em seguida, monte as tortilhas. Aqueça frigideira em fogo médio-alto com um pouco de azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco, coloque um pouco da mistura até que a tortilha fique do tamanho desejado. Deixe fritar por 1 minuto, então coloque uma tampa e cozinhe por mais um minuto, repetindo o tempo com a outra face da tortilha. Evite deixa-la muito fina ou muito grossa.


Recheio

Tempere a carne com todos os outros ingredientes, misturando bem. Coloque a mistura na frigideira até ficar no ponto de sua preferência.




Wok Especial Para Desinchar

Ingredientes:

500g de peito de frango em cubos (ou bife de carne vermelha em tiras, pedaços de peixe, camarões, frutos do mar no geral, ovos de codorna)

Mix de legumes frescos e cortados da sua escolha (sugestões: ervilhas, espinafre, aspargos, cenouras, quiabo)

1 cebola picada

1 dente de alho picado

1 colher de chá de gengibre picado

2 colheres de chá de óleo de coco (ou azeite de oliva)

Sal e pimenta a gosto

Temperos adicionais sugeridos: curry, páprica, açafrão, canela, pimenta caiena.


Modo De Preparo

Separe os cubos de frango ou a escolha de proteína, e tempere com sal, pimenta, alho picado e o gengibre. Aqueça uma frigideira em fogo médio com sua escolha de gordura saudável (azeite, óleo de coco ou manteiga). Adicione a cebola cortada e deixe fritar rapidamente. Acrescente a proteína na frigideira até ficar mal passada, e só então adicione os legumes. Se necessário, adicione mais manteiga, azeite ou óleo de coco. Misture um pouco e comece a adicionar o restante dos temperos. Retire tudo do fogo assim que a opção de carne estiver do seu gosto. O ideal é que os legumes fiquem ainda com uma cor viva e crocantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário