Na semana do Dia das Bruxas, Canal Brasil exibe sete longas de Rodrigo Aragão, ícone do horror brasileiro - Joana D'arc

Destaque

28 outubro 2025

Na semana do Dia das Bruxas, Canal Brasil exibe sete longas de Rodrigo Aragão, ícone do horror brasileiro

A programação Cine Terror, dedicada ao cineasta capixaba, também homenageia José Mojica Marins (Zé do Caixão), cujo clássico “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” inspira a faixa 

“As Fábulas Negras”; “A Noite dos Chupacabras”; “O Cemitério das Almas Perdidas” e “Mata Negra”. Fotos: Divulgação

O Canal Brasil preparou uma programação para os cinéfilos de terror na semana do Dia das Bruxas, do dia 28 a 31 de outubro. Entre estreias e filmes inéditos, a partir das 22h30 serão exibidos sete longas-metragens dirigidos pelo cineasta capixaba Rodrigo Aragão, conhecido por ser o ícone do horror brasileiro”: “As Fábulas Negras”, “Mangue Negro”, “A Noite do Chupacabras”, “Mar Negro”, “O Cemitério das Almas Perdidas”, “Mata Negra” e “Prédio Vazio”.


Na terça-feira, dia 28 de outubro, o longa-metragem que abre o Cine Terror é “As Fábulas Negras”. O filme retrata cinco lendas urbanas e mitos do folclore brasileiro em clima macabro. São elas: “O Monstro do Esgoto”, de Rodrigo Aragão; “Pampa Feroz”, de Petter Baiestorf; “O Saci”, de José Mojica Marins; “A Loira do Banheiro”, de Joel Caetano; e “A Casa de Iara”, de Rodrigo Aragão. Na sequência, “Mangue Negro” tem como cenário um manguezal onde catadores e pescadores da comunidade começam a perceber a presença de criaturas estranhas, como zumbis canibais. Na quarta-feira (29), em “A Noite do Chupacabras”, um jovem casal retorna à terra de origem e encontram os parentes transtornados pela morte misteriosa dos animais da fazenda. Em seguida, no longa “Mar Negro”, uma mancha negra chega ao litoral de um pequeno vilarejo no Brasil, trazendo uma estranha doença que transforma os animais marinhos em predadores assassinos.

“Prédio Vazio”; “Mar negro”; “O Cemitério das Almas Perdidas” e “A Noite do Chupacabras”. Fotos: Divulgação


Já na quinta-feira (30), o filme inédito “O Cemitério das Almas Perdidas” acompanha um jesuíta e seus seguidores, que corrompidos pelo poder do Livro Negro de Cipriano, iniciam um reinado de horror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viverem para sempre presos sob os túmulos de um cemitério. Em seguida, “Mata Negra” se passa em uma floresta do interior do Brasil. A jovem Clara vê sua vida mudar para sempre quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja magia, além de conceder poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.


Por fim, na sexta-feira (31), em “Prédio Vazio”, um sonho de verão se transforma em pesadelo quando uma jovem chamada Luna (Lorena Corrêa) vai em busca de sua mãe, que desapareceu misteriosamente no último dia de carnaval em Guarapari.  


Cine Terror

Horário: Terça (28/10) à sexta (31/10), a partir das 22h30


Terça-feira (28/10)

“As Fábulas Negras” (2015) (93') - Estreia

Horário: Terça, 28/10, às 22h30

Classificação: 16 anos

Diretor: Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Joel Caetano

Sinopse: Quatro garotos brincam de super-heróis no meio do mato. Em um intervalo nas brincadeiras, eles passam a contar histórias repletas de suspense e terror, supostamente verídicas, envolvendo lendas urbanas e mitos do folclore brasileiro: “O Monstro do Esgoto”, de Rodrigo Aragão; “Pampa Feroz”, de Petter Baiestorf; “O Saci”, de José Mojica Marins; “A Loira do Banheiro”, de Joel Caetano; e “A Casa de Iara”, de Rodrigo Aragão.


“Mangue Negro” (2008) (104') 

Horário: Terça, 28/10, à 0h05

Classificação: 16 anos

Direção: Rodrigo Aragão

Sinopse: Em um manguezal cercado por montanhas uma pequena comunidade se sustenta da extração desmedida dos recursos naturais. Nela, Luiz, um tímido jovem, tenta há muito tempo declarar seu amor para Raquel, uma bela moça que se torna objeto de desejo de muitos homens da região. Quando estranhos acontecimentos começam a mudar as feições daquele universo, terríveis criaturas surgem das entranhas do mangue em busca de carne humana. Agora Luiz deve lutar desesperadamente para salvar aquilo que lhe é mais caro: a vida de Raquel. 


Quarta-feira (29/10)

“A Noite do Chupacabras” (2011) (106’) - Estreia

Horário: Quarta, 29/10, às 22h30

Classificação: 18 anos

Direção: Rodrigo Aragão

Sinopse: Um jovem casal retorna para sua terra de origem, no interior do Espírito Santo. Quando chegam lá, Douglas (Joel Caetano) reencontra os parentes transtornados pela misteriosa morte dos animais da fazenda, principalmente, porque acende uma antiga vingança pessoal. Mas um dos patriarcas acredita que algo mais sinistro está escondido entre as matas e a guerra entre os humanos vai encontrar um inimigo a altura, o Chupa Cabras (Walderrama dos Santos), disposto a passar por cima de tudo para se alimentar do sangue de suas vítimas, não importando a qual família ela pertença. 


“Mar Negro” (2013) (96’) - Estreia

Horário: Quarta, 29/10, às 0h20

Classificação: 16 anos

Direção: Rodrigo Aragão

Sinopse: Uma mancha negra chega ao litoral de um pequeno vilarejo no Brasil, trazendo uma estranha doença que transforma os animais marinhos em predadores assassinos. Para sobreviver e salvar sua amada, Albino arrisca sua vida e sua alma para lutar contra os monstros.


Quinta-feira (30/10)

“O Cemitério das Almas Perdidas” (2020) (94') - Inédito

Horário: Quinta, dia 30/10, às 22h30

Classificação: 14 anos

Direção: Rodrigo Aragão

Sinopse: Corrompido pelo poder do Livro Negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de horror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver para sempre presos sob os túmulos de um cemitério. 


“Mata Negra” (2018) (98’)

Horário:  Quinta, dia 30/10, à 0h05

Classificação: 16 anos

Direção: Rodrigo Aragão

Sinopse: Em uma floresta do interior do Brasil, a jovem Clara vê sua vida mudar para sempre quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja magia, além de conceder poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.


Sexta-feira (31/10)

“Prédio Vazio” (2025) (80’) - Inédito

Horário: Sexta, dia 31/10, às 22h30

Classificação: 16 anos

Direção: Rodrigo Aragão

Sinopse: Um sonho de verão se transforma em pesadelo quando uma jovem chamada Luna (Lorena Corrêa) vai em busca de sua mãe, que desapareceu misteriosamente no último dia de carnaval em Guarapari. Depois de ter um sonho premonitório, Luna viaja até a cidade no fervo do feriado e mergulha numa investigação que a leva para um antigo prédio aparentemente vazio, o Edifício Magdalena, local onde sua mãe e o namorado se hospedavam na orla capixaba. Ao invadir o prédio, Luna conhece a estranha zeladora Dora (Gilda Nomacce), percebendo que o esquisito espaço é habitado por almas atormentadas. Uma jornada sombria se inicia, com Luna enclausurada no que parece o inferno, um cenário pavoroso e pouco ensolarado toma o lugar das belas praias e o animado destino turístico da região.

Um comentário: