Centro Comercial Aricanduva atende mais de 2 mil pessoas na 17ª edição do Mutirão da Catarata - Joana D'arc

Destaques

21 setembro 2018

Centro Comercial Aricanduva atende mais de 2 mil pessoas na 17ª edição do Mutirão da Catarata


Na 17ª edição do Mutirão da Catarata, considerada a maior ação de saúde ocular da Zona Leste de São Paulo e promovida pelo Centro Comercial Aricanduva, foram atendidas mais de 2 mil pessoas, em atendimentos voltados à recuperação da visão. O evento foi realizado no estacionamento do Shopping Interlar Aricanduva e reuniu cerca de 5 mil pessoas, incluindo pacientes, acompanhantes e voluntários.
Com estrutura adequada para atender o público em geral, com cadeira de rodas, banheiros químicos e distribuição de lanches, a ação possibilitou aos participantes com baixa visão e, preferencialmente, com laudo médico positivo à catarata o agendamento de cirurgias e exames pré-operatórios. Neste ano, a iniciativa promovida pelo maior centro de compras e entretenimento da América Latina contou com a participação de 400 voluntários, entre estudantes da área da saúde, médicos, enfermeiros e escoteiros.

De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Jefferson Barreiro, integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e um dos idealizadores do Mutirão, a catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo, atingindo milhões de pessoas, especialmente o público acima dos 50 anos. “A principal causa da doença é a senilidade, que acomete cerca de 90% dos pacientes. Já os outros 10% integram a parcela que possui traumas oculares, inflamações, entre outras enfermidades”, explica o especialista.
Participaram da ação 35 médicos oftalmologistas voluntários. “No espaço reservado à realização de exames, tivemos equipamentos de ponta para diagnosticar a catarata e outras patologias, como biomicroscópios de lâmpada de fenda e ultrassons oculares. Sou muito grato por acompanhar o Mutirão desde a primeira edição e ajudar tantos pacientes”, complementa o Dr. Barreiro. 
Ao final do evento, foram agendadas 945 cirurgias gratuitas, considerada, em alguns casos, a necessidade de operação da segunda vista. Outro destaque do Mutirão ficou por conta da empresa Jamef Ecomendas Urgentes, responsável pela logística de transporte de todos os equipamentos oftalmológicos utilizados na ação.
Reconhecimento à iniciativa. Diante da importância da ação para a região Leste de São Paulo, o Mutirão da Catarata já foi premiado pela Fundação Getulio Vargas e pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) como a melhor ação social em Shopping Centers do Brasil.
Voluntários. Centenas de voluntários se mobilizam há anos com o projeto social, a exemplo de Sandro Leandro Alves Ora, que participa desde a primeira edição. “A cada ano, notamos uma melhoria na infraestrutura. Somos imensamente gratos aos apoiadores e patrocinadores do Mutirão da Catarata, que sempre estiveram ao nosso lado nessa causa. Não posso deixar de lembrar dos escoteiros, estudantes, médicos, enfermeiros e o corpo de bombeiros, todos envolvidos nesta ação tão nobre”, ressalta Ora.
Atualmente, a catarata afeta cerca de 46 milhões de pessoas e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pode ser congênita ou adquirida e o único tratamento efetivo é a intervenção cirúrgica. O processo de perda de visão demora anos ou meses, em um ou dois olhos. Por conta disso, o Centro Comercial Aricanduva valoriza o atendimento às necessidades patológicas da população, principalmente de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“É com grande satisfação que, por mais um ano, conseguimos atender com eficácia pessoas em condições de vulnerabilidade social, de diferentes regiões de São Paulo, inclusive de outras cidades e Estados”, afirma Marcos Sérgio Oliveira Novaes, Superintendente do Centro Comercial Aricanduva.


Sobre o Centro Comercial Aricanduva

O maior Shopping da América Latina está no primeiro lugar na preferência dos consumidores da Zona Leste de São Paulo, recebendo 4,5 milhões de pessoas ao mês. Com estacionamento gratuito, é formado pelo Shopping Aricanduva, Interlar Aricanduva, voltado para o segmento moveleiro, e Auto Shopping Aricanduva, especializado em automóveis, motos, acessórios e serviços. O complexo, com 1 milhão de m², possui 545 lojas, 13 concessionárias completas de veículos e motos, 13 salas de cinema, três praças de alimentação, três hipermercados, dois home centers, 1 academia, área completa de lazer e a unidade leste do Detran, do Hospital Cema e do laboratório Lavoisier Medicina Diagnóstica. Para mais informações, acesse: www.aricanduva.com.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário