Recesso escolar: crianças tendem a adquirir mais cáries durante as férias - Joana D'arc

Destaques

12 julho 2018

Recesso escolar: crianças tendem a adquirir mais cáries durante as férias


Durante as férias de inverno, por causa do tempo mais frio,  é comum que as crianças fiquem mais em casa assistindo TV ou jogando videogame e, consequentemente, ingerindo mais doces, balas e biscoitos. Além disso, algumas atividades rotineiras, entre elas, escovar os dentes e passar fio dental, ficam de lado, o que pode causar futuros problemas bucais, como a cárie.  
De acordo com a odontopediatra Ianara Pinho, em época de recesso, os pais costumam ser menos rígidos em relação à alimentação,  liberando mais o consumo de guloseimas. “Férias é férias, né?! As crianças aproveitam para brincar e fazer tudo aquilo não podem durante o período escolar. Com isso, deixam algumas atividades rotineiras de lado”, afirma a especialista.
Ianara ainda alerta sobre a importância  dos pais monitorarem a saúde bucal dos pequenos. “Em muitos casos, as crianças ainda estão em fase de formação da arcada dentária, por isso a higiene bucal é imprescindível nesta etapa”, garante a profissional.


 A odontopediatra dá algumas dicas para manter a boca dos pequenos saudável:


 1-  A rotina não precisa ser tão rígida, afinal eles estão de férias. Mas é importante impor a escovação após cada refeição, inclusive ao acordar e antes de dormir.


 2 - O momento da escovação precisa ser algo legal e divertido para criança. Então,  ache uma maneira de transformar essa atividade em algo prazeroso.


 3- Cuide da alimentação! Façam pelo menos 3 refeições diárias, pois isso ajuda na diminuição do consumo de guloseimas.


 4 -  Frutas podem ser aliadas na limpeza dos dentes, como a maçã. Então, ao invés de oferecer doces e balas de sobremesa, por quê não oferecer alimentos saudáveis?!  


 5 - Que tal aproveitar o tempo livre do recesso para fazer uma visita ao dentista?! A consulta com o profissional estimula as crianças a cuidarem melhor dos dentes.


Contato:  








Nenhum comentário:

Postar um comentário