Uruguai ganha comunidade artística - Joana D'arc

Destaques

17 fevereiro 2018

Uruguai ganha comunidade artística



Localizada no povoado de Garzón, em Maldonado, a nova colônia artística, Campo Garzón, deu início a um novo conceito de morar, viver, criar e aprender.
A nova escola foi fundada e idealizada pela fotógrafa estado-unidense Heidi Lender, radicada no povoado de Garzón há mais de oito anos, objetivou sobre bases inovadoras criar a instituição num modelo sem fins lucrativos. A proposta carrega uma visão culturalmente revolucionaria que une residência artística, laboratório de alimentos e um moderno alojamento, onde espíritos livres intercambiarão ideias e se expressarão ao longo de 13 hectares de pura natureza.
O pequeno povoado de apenas 200 habitantes, por si, já é um cenário inspirador aos artistas que ali poderão pintar, esculpir, desenhar, retratar, cozinhar e escrever residindo no local durante alguns meses. O entorno da colônia é de uma vizinhança bem prospera, que recebe muitos turistas durante todo ano, dentre eles estão o restaurante do renomado chef Francis Malmann e a Vinícola Garzón.
O povoado tem o seu pé no mundo das artes há algum tempo, vários artistas plásticos dedicados à pintura e escultura visitaram Garzón. Esse é o caso de Anne Marie, uma francesa que é responsável em desenhar os frisos em argila do povoado e, além disso, ensina seu trabalho a todos os habitantes. Lá se encontra também charmosa Galeria de Arte, pioneira na área, inaugurada em dezembro de 2012, tem como objetivo disseminar o trabalho de artistas nacionais e estrangeiros ".
A intenção é que sejam apresentadas diversas disciplinas artísticas e criativas aos que convivem na comunidade Campo Garzón. “Me empolga a ideia de que diversas disciplinas dialoguem entre si e gerem novas experiencias”, diz Heidi Lender, em entrevista ao jornal El País uruguaio. Além disso, durante os três primeiros anos o processo de curadoria dos artistas que residirão no local será realizado pela idealizadora e pelos artistas que ali estiverem, e mais para frente existirá um processo de solicitação onde qualquer artista poderá fazer parte e se integrar à organização.
Iniciando do zero, a comunidade artística conta com doações de estabelecimentos locais e realiza eventos em prol da construção de mais habitações e financiamento de novas estruturas. Mais informações: www.campogarzon.com



 Garzón – Turismo

O charmoso e pitoresco povoado traz uma história recente. A construção de uma moderna e arrojada ponte, uniu em 2016 o departamento de Maldonado a Rocha e o traslado que antes era em jangada, agora, pode ser feito de carro. A obra, projetada pelo Arquiteto Rafael Viñoly, é um passeio obrigatório, sobretudo para aqueles que ainda não a visitaram.
Em 2004, o chef argentino Francis Mallmann juntamente do viticultor argentino Manuel Mas, fundou o Hotel & Restaurant Garzón em uma antiga propriedade da cidade. O novo empreendimento revitalizou a cidade e deu-lhe um espírito boêmio, atraindo mais gente à região.
O celebre povoado destaca-se também por sua jovem região de vinhos, que floresce do lado de maravilhosas praias, hortas de oliveiras e amendoeiras. Além da ponte, já citada anteriormente, como uma singular obra de engenharia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário