Como os jogadores brasileiros superaram o racismo para conquistar a Copa do Mundo pela primeira vez - Joana D'arc

Destaques

17 janeiro 2018

Como os jogadores brasileiros superaram o racismo para conquistar a Copa do Mundo pela primeira vez



Em 1958, a seleção brasileira conquistou, pela primeira vez, a Copa do Mundo. Craques inigualáveis como Pelé, Garrincha, Didi e Djalma Santos deram show nos campos da Suécia e colocaram definitivamente o Brasil no mapa do Futebol.
Alguns desses craques tiveram de superar vários obstáculos além das equipes adversárias. Nos anos 1950, o racismo atuava silenciosa e cruelmente sobre o futebol. Para muitos, prevalecia o conceito de que os jogadores negros tremiam nos momentos decisivos e, por isso, eram responsáveis pelas derrotas da seleção brasileira. 
Esse pensamento racista era tão arraigado que podia ser percebido na imprensa e até mesmo entre alguns integrantes da CBD – a entidade que gerenciava o futebol no país, antes da criação da CBF. 
“Campeões da Raça – Os Heróis Negros da Copa de 1958”, do jornalista Fábio Mendes, conta os detalhes dessa história. Com depoimentos, fotos e reproduções de jornais da época, o livro leva o leitor aos anos 1950, para conhecer histórias impactantes do futebol brasileiro e também para entender o contexto racial da época.
Para que o livro seja publicado, o autor busca o apoio por meio do financiamento coletivo. O objetivo é levar essa história para o grande público e mostrar que os jogadores de 1958 foram heróis que derrubaram o racismo com a bola nos pés. 
O autor
Fábio Mendes é jornalista desde 2001. Já atuou em veículos como Folha de S. Paulo, R7, Yahoo! e Portal da Band. Atuou como assessor de imprensa para órgãos públicos e agências de comunicação do Brasil e do exterior. Este é seu primeiro livro-reportagem.

Entrega do Livro
Maio/2018

Orçamento

- Impressão, diagramação, revisão e editoração do livro – 72% 
- Produção e envio de recompensas – 15% 
- Taxa do Catarse – 13%


Para ajudar o Fábio Mendes colabore com o projeto.

(clique aqui)





Nenhum comentário:

Postar um comentário