.

English German Spain Italian Portuguese Japanese

Mude de vida: comece a praticar esportes

| |

26 outubro 2017


Você pratica atividades físicas? Se a sua resposta para essa pergunta é “não”, então é possível que você faça parte da maior parcela dos brasileiros que não faz nenhum tipo de esporte. Segundo dados do IBGE, 62,1% dos brasileiros com idade acima de 15 anos, não faz nenhum esporte ou atividade física.
Na prática, isso corresponde a um contingente de mais de 100 milhões de pessoas que não estão dando a devida atenção à sua saúde. A falta de exercícios físicos podem causar uma série de problemas, seja eles físicos ou psicológicos. Além disso, a tendência das pessoas que não fazem esportes e também a de ter uma alimentação pouco balanceada e uma vida desregrada em muitos aspectos.
Ainda segundo os dados do IBGE, a falta de exercícios físicos é maior entre as mulheres – duas em cada três não se exercitam com regularidade. A renda familiar também é um fator determinante: quanto menores são os ganhos, maiores são as chances de que a pessoa em questão não faça nenhum tipo de atividade.

Situação que precisa mudar

Basicamente, aqueles que não praticam atividades físicas apontam três fatores como os principais responsáveis pelos maus hábitos. O primeiro deles é a falta de tempo. Aqueles que têm uma rotina mais puxada, como uma jornada de oito horas de trabalho, mais uma ou duas horas de deslocamento, por exemplo, têm 10 horas do dia comprometidas e dizem não encontrar pelo menos 30 minutos diários para o esporte.
Outra desculpa recorrente, é a falta de dinheiro. Muitas pessoas ainda associam fazer qualquer tipo de esporte com a necessidade de pagar a mensalidade em uma academia, seja para musculação, natação ou qualquer outro tipo de exercício. Por fim, existem aqueles que não tiveram esse hábito na infância e hoje, mais velhos, não demonstram interesse algum pelas atividades físicas.

O primeiro passo é o mais importante

Mais do que uma questão de gosto pessoal, a prática de exercícios pode ser a solução para uma vida mais tranquila e com melhor qualidade. Aqueles que praticam esportes, além de estarem melhor condicionados fisicamente, ficam menos suscetíveis a ficarem doentes, dormem melhor e se alimentam de maneira mais balanceada. 
Mas como começar? Uma academia ao ar livre pode ser a solução. Localizadas em diversos bairros e condomínios nas grandes cidades, elas permitem que qualquer um se exercite sem precisar gastar um centavo com isso. Em outras palavras, próximo à sua casa está a solução para a sua falta de tempo e falta de dinheiro – e o impacto das atividades físicas pode mudar por completo a sua vida.

Por que as academias ao ar livre são o espaço ideal para iniciantes?

Se você pretende começar a fazer exercícios físicos, as academias ao ar livre são o lugar perfeito para isso. Antes de tudo, entretanto, fica a recomendação para que você procure um médico antes da prática esportiva. É ele quem vai avaliar as suas condições físicas e indicar qual é a carga de exercícios que você é capaz de suportar.
Seja ela qual for, certamente você terá que começar pegando leve e é aí que as academias ao ar livre fazem a diferença. Os aparelhos existentes nelas são considerados bastante generalistas, ou seja, podem ser utilizados por qualquer pessoa, independentemente da faixa etária, do peso ou dos objetivos a serem alcançados. Em uma praça pública, você poderá sentir como é fazer exercícios em períodos regulares, podendo se adaptá-los à sua rotina.

Roupas adequadas e alimentação balanceada

Se a prática de exercícios é importante, é igualmente fundamental pensar em outros aspectos que envolvem o dia a dia de quem os pratica. As roupas que você utiliza, por exemplo, precisam ser confortáveis. Calção ou calça de moleton, camiseta com tecido leve e um calçado macio são itens indispensáveis.
A alimentação também precisa ser pensada de forma especial nos dias que haverá prática esportiva. Beba muito líquido e tenha uma dieta balanceada, evitando gorduras ou alimentos pesados antes dos treinos. O ideal é que você crie o hábito de distribuir a sua alimentação ao longo de seis pequenas refeições durante o dia.

Sono saudável e menos ansiedade

Outros dois fatores que são influenciados diretamente pela prática esportiva são o sono e a ansiedade. No primeiro caso, é importante que você tenha uma noite de sono tranquila, em um ambiente escuro e sem barulhos. Certifique-se ainda que o local terá uma temperatura agradável durante a noite – nem muito frio e nem muito calor.
A correria do dia a dia faz com que naturalmente o nosso corpo demore para desligar quando chega a noite. Assim, a prática de exercícios faz com que você tenha a oportunidade de descarregar um pouco dessa energia acumulada, de forma que após um banho você se sinta muito mais relaxado e menos ansioso, dormindo com muito mais facilidade.

Um sorriso pela manhã e tenha um bom dia

Por fim, é comprovado que a prática de exercícios tem um impacto muito positivo na saúde mental. Assim, comportamentos como mau humor ou raiva, por exemplo, tendem a ser muito menos presentes naqueles que frequentam as academias ao ar livre para fazer exercícios do que entre os que nunca saem de casa e passam o dia na frente do computador.
Os treinos aeróbicos são considerados como antidepressivos naturais, melhorando o nosso humor, aumentando a sensação de felicidade e nos deixando mais entusiasmados para o dia seguinte.

© JOANA D'ARC - 2017. Todos os direitos reservados. Template criado por Digital Mix Design.Tecnologia do Blogger.