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9 DICAS PARA EMAGRECER COM SAÚDE

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16 agosto 2016



De exame de diagnóstico à mastigação desacelerada, descubra o que realmente funciona
Perder peso, ficar magra e com um corpo definido é o sonho de muita gente que não sabe nem por onde começar para atingir essa meta. Não existe uma fórmula mágica para emagrecer, pois cada metabolismo é único e, para manter a saúde ou ficar ainda mais saudável durante o processo, é essencial respeitar o seu organismo.
Se você está pensando em começar uma dieta ou se já tentou de tudo para perder peso e ainda não conseguiu ter o corpo dos sonhos, será preciso investir em uma rotina focada e atenta aos seus desejos, mesmo que isso signifique realizar alguns sacrifícios. O início do processo pode ser duro e solitário, mas com persistência você chegará ao manequim que deseja, sem abrir mão da saúde física e mental.

CONSULTAR UM PROFISSIONAL

Agendar uma consulta com um clínico geral, com um endocrinologista e com um nutricionista de confiança é o primeiro passo para emagrecer de forma saudável. Os profissionais vão entender o seu histórico e assegurar que não existe nenhuma doença que possa atrapalhar a perda de peso, além de acompanhar toda a evolução do seu caso e fornecer orientações para todas as situações. Se o processo de emagrecimento provocar muito estresse ou ansiedade demais, um acompanhamento psicológico também é indicado.

REALIZAR EXAME DE DIAGNÓSTICO 

Do consultório médico, você provavelmente vai sair com uma série de exames de diagnóstico para realizar, como coleta de sangue e ultrassonografia. Os resultados vão determinar se você é diabético, se está com o colesterol alto, se apresenta algum tipo de problema na tireoide, entre outras descobertas que são fundamentais para a análise do profissional. Busque por uma recomendação médica de laboratório ou vá até um local confiável e retorne para buscar os resultados apresentar ao seu médico.

DESCOBRIR O PESO IDEAL

Ficar com os ossos à mostra não é nem um pouco saudável, pois frequentemente isso quer dizer que você está abaixo do IMC recomendado. O Índice de Massa Corporal é uma medida internacional para calcular se você está dentro do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde, obtido dividindo a sua massa ao quadrado em quilos pela sua altura em metros. O resultado deve ficar entre 18,5 e 25 para ser considerado saudável; abaixo disso, são casos de magreza e acima, sobrepeso ou obesidade.

REDUZIR O ÁLCOOL

Durante o happy hour com os amigos ou no churrasco de final de semana com a família, é melhor trocar a cerveja e a caipirinha pela água ou pelo suco de frutas natural. O álcool é metabolizado muito rapidamente pelo fígado, favorecendo o acúmulo de gordura no corpo e dificultando a perda de peso. Além disso, preferir opções não alcoólicas na hora de escolher as bebidas é mais uma forma de emagrecer com saúde.

EXPERIMENTAR OS TERMOGÊNICOS NATURAIS

A ação termogênica de alimentos como gengibre, café e chá verde estimula a queima de calorias do corpo, mesmo quando você estiver parado, e ajuda a aumentar o desempenho durante os exercícios. Apesar de serem benéficos, não devem ser consumidos em grande quantidade e as versões industrializadas devem ser evitadas.

CONSUMIR ALIMENTOS QUE SACIAM A FOME

Você já deve ter percebido que um prato de salada de alface não sustenta o seu corpo pelo resto do dia. Isso acontece porque as folhas não são alimentos que dão saciedade quando consumidas em pouca quantidade, ao contrário dos alimentos ricos em fibras, como o grão de bico, a aveia, as frutas, os legumes e as sementes.

COMER LIVRE DE DISTRAÇÕES

É muito comum se alimentar enquanto assiste televisão, enquanto usa o celular ou enquanto trabalha. Essas atitudes são verdadeiras sabotadoras das dietas de emagrecimento, pois distraem a atenção do prato à sua frente, fazendo com que você coloque mais comida que o necessário, não se sinta satisfeito ao final da refeição e termine de comer muito rápido, pois o seu cérebro não compreenda os sinais de que você está se alimentando.

REPARAR NA MASTIGAÇÃO

Quando você passa mais tempo mastigando a comida, menos calorias você ingere na refeição. Isso acontece justamente por causa do tempo que o organismo leva para assimilar que está sendo sustentado, que é em torno de 20 minutos após o início da refeição. Além disso, a mastigação faz parte da digestão, onde a primeira etapa da absorção dos nutrientes é feita, e os alimentos devem chegar ao estômago já bem triturados, facilitando o aproveitamento das substâncias vitais.

FICAR MOTIVADO

Além de se manter na linha na hora de comer, a prática de exercícios físicos também deve ser levada a sério. Se você puder contar com a ajuda de parceiros que te estimulem a atingir a sua meta, o emagrecimento se torna muito mais agradável. Por isso, no trabalho, peça para um colega te incentivar e, em casa, faça o mesmo com a família, evitando exagerar nas refeições mesmo aos finais de semana.

O QUE NÃO FUNCIONA

No quesito estilo de vida, se você não estiver comprometido com o seu objetivo e se não se dedicar a uma rotina de dietas específicas e exercícios de forma moderada, não há milagres! Lembre-se disso acordar atrasado sem tempo para o café da manhã ou quando trocar o treino por uma festa com os amigos. Na alimentação, é preciso esquecer as dietas dos famosos, as dietas restritivas e as dietas da moda e apostar apenas nos alimentos que vão proporcionar os nutrientes certos para o seu corpo, sempre com avaliação médica.
Todas as atitudes fundamentais para o processo de emagrecimento devem partir da sua força de vontade e do seu desejo, desde retornar ao especialista com os exames de diagnóstico até procurar por locais saudáveis para o horário de almoço do expediente. Por isso, força, foco, fé e vai lá bater essa meta!

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